JavaScript seems to be disabled in your browser.

You must have JavaScript enabled in your browser to utilize the functionality of this website. Click here for instructions on enabling javascript in your browser.

RESTAURAÇAÕ DE PORTUGAL PRODIGIOSA, Pello Doutor GREGORIO DE ALMEIDA Ulissiponense Agora novamente, e emendada, e offerecida à memória do Augustissimo, e Fidelissimo Monarcha o SENHOR D. JOAÕ V. Exposto ao publico por seu minimo vassallo MANOEL ANTONIO MONTEIRO DE CAMPOS, E à sua custa impressa.

ALMEIDA, Gregório de.

LISBOA: NA OFFICINA DE MANOEL SOARES VIVAS. M. DCC. LIII. (1753). In-4.º de [20], 174 [1], 120, 58 págs.Enc.

2ª edição, composta das 3 Partes. Inocêncio IV, 46. "Este livro, que foi publicado sob o nome supposto do doutor Gregorio de Almeida Ulyssiponense, era tido como um dos mais seguros fundamentos em que se estribava a mania dos que ainda no presente século esperavam entre nós a vinda d'el-rei D. Sebastião. Estes sabiam acommodar á sua crença as prophecias e vaticinios, de que vem recheado o mesmo livro, mas que de certo foram n'elle colligidos com a intenção de roborar a fé dos portuguezes, e apoiar a restauração de 1640, mostrando-lhes em D. João IV o verdadeiro Encoberto, predestinado por Deus para remir o reino da subjeição de Castella. No tocante a quem seja o verdadeiro auctor da obra, têem corrido diversas opiniões. Barbosa, que no tomo II da Bibl. o attribuíra ao P. João de Vasconcellos, depois no tomo IV dá por seu auctor o P. Manuel de Escobar, tambem jesuita". Encadernação da época inteira de carneira. Com manchas de acidez e água.


100.00€

Ref: 10636