JavaScript seems to be disabled in your browser.

You must have JavaScript enabled in your browser to utilize the functionality of this website. Click here for instructions on enabling javascript in your browser.

CARICATURA a tinta da china a negro e azul, alusiva ás obras na cidade de Lisboa, tendo em primeiro plano 2 corvos e as caricaturas de Salvação Barreto e Luis Pastor Macedo, na época Presidente e Vice-Presidente da autarquia.

VALENÇA, Francisco

Medidas: 29 x 22 cm.

Francisco Valença, Ilustrador e caricaturista português, nasceu em 1882 e morreu em 1962. Iniciou a sua carreira como diretor da revista O Chinelo, ao lado do humorista André Brun e do autor Carlos Simões, onde publicou os seus primeiros trabalhos. Fundou ainda O Salão Cómico, em 1902, Varões Assinalados, em 1909, e O Moscardo, em 1910. Como cartoonista, participou em várias publicações, destacando-se A Comédia Portuguesa, O Gafanhoto, Ilustração Portuguesa, Diário de Notícias Ilustrado, O Comércio do Porto Ilustrado - para o qual criou a personagem Tobias Mata-Borrão - e Sempre Fixe, uma colaboração que durou mais de 30 anos. Recebeu o Grande Prémio da Exposição Internacional do Rio de Janeiro, em 1921, e a 1.ª Medalha de Caricatura nas Exposições da Sociedade Nacional de Belas-Artes.»


250.00€

Ref: 9229